Hino da Padroeira

sábado, 4 de outubro de 2014

04 de outubro - Festa de São Francisco de Assis

"Senhor, fazei-me instrumento de  Vossa Paz"

"Sua maior intenção, seu desejo principal e plano supremo era observar o Evangelho em tudo e por tudo, imitando com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os passos de Nosso Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina". (Vida de S. Francisco - 1Cel 84)

Quem foi São Francisco de Assis
São Francisco de Assis nasceu entre os anos de 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. E foi em homenagem ao país que seu pai batizou o filho de Francisco.

Francisco, jovem e rico, era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.
Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo do jovem de obter fama e mais dinheiro. Porém, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.
Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente consequência dos tempos de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente.
Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.
Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha.
Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de Francisco, que o deserdou. Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente os bens paternos.
Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira. Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte. Francisco Morreu na tarde do dia 3 de outubro de 1226.
São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório IX em 1228.

"Um ser humano vale o que ele é aos olhos de Deus e nada mais." (São Francisco de Assis)

A castidade me é necessária para seguir ao Cordeiro sem manchas, me faz abandonar o homem velho e ser um homem novo, me faz exercitar a transparência interior e me torna inteiramente livre para Deus, deixando meu coração forte e leve, despojado.
Diziam que São Francisco imitou a pureza dos anjos, vivendo no meio dos homens e que se tornou exemplo de perfeição para os seguidores de Cristo.
Na Legenda Maior, encontramos: “Tinha alcançado uma tal pureza que seu corpo se encontrava em maravilhosa harmonia com o espírito e o espírito em maravilhosa harmonia com Deus”.

“Senhor, faze de mim um instrumento obediente”.

A obediência me é necessária para seguir ao servo obediente até a morte e morte de cruz: me faz abandonar a pretensão de ser o patrão, o chefe; me faz exercitar a disponibilidade interior e me torna inteiramente livre para Deus, deixando meu coração simples e leve servidor.

“A obediência para Francisco nada mais é que a inevitável e necessária atitude da criatura quando se descobre como dom e objeto de predileção nas mãos de Deus criador; elevada e dignificada porque feita à imagem e semelhança do Filho de Deus”.

“Senhor, faze de mim um instrumento pobre”.

A pobreza me é necessária para seguir Cristo que se fez pobre por nós; me faz abandonar as seguranças terrenas e o prestigio que disso decorre; me faz exercitar a humildade interior e me torna inteiramente livre para Deus, deixando meu coração rico e leve, dependente do Senhor.

Dizia Francisco: “Essa é aquela sumidade da mais elevada pobreza que a vós, meus caríssimos irmãos, instituiu herdeiros e príncipes do Reino dos céus e, fazendo-vos pobres de bens, vos cumulou de virtudes. (...) apegando-vos inteiramente a ela, não queirais, por amor ao nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, possuir jamais outra coisa debaixo do céu”.


"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você está fazendo o impossível." (São Francisco de Assis.)



Josiano Soares Pitombeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário