Hino da Padroeira

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Celebração de Corpus Christi

A tradicional procissão de Corpus Christi, realizada na última quinta-feira (04) em Teresina, reuniu cerca de 10 mil fiéis católicos. Após a missa campal, celebrada pelo arcebispo dom Jacinto Brito na catedral metropolitana de Nossa Senhora das Dores, a multidão seguiu o Corpo de Cristo pelas principais ruas do centro da capital do Piauí. 


“Este é um momento de celebrar e mostrar para toda a sociedade o orgulho que temos de ser católicos e de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Neste momento, também procuramos trabalhar conceitos importantes como a fraternidade”, explica o arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito.

A solenidade, que acontece sempre 60 dias após a Páscoa, foi instituída no século 13 pelo papa Urbano IV. Durante a festa são celebradas missas festivas. As ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. Neste contexto, surge a tradição de confeccionar tapetes com materiais diversos para a passagem do Corpo de Cristo.


Durante a celebração o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, defendeu o uso da internet pelos católicos para propagação da fé cristã. Antes da celebração o arcebispo falou da importância de se divulgar a Palavra de Jesus Cristo.

"O católico deve usar a internet para ressaltar a fé cristã. Na época de Cristo essa ferramenta não existia. Mas ele já dizia para se fazer uso de todos os meios possíveis para divulgar o evangelho. E por isso é importante que os cristãos usem a internet para isso, já que ela é tão mal usada por outros", disse.

Dom Jacinto Brito afirmou também que a celebração de Corpus Christi é uma oportunidade para os católicos se reunirem e demonstrarem a sua fé publicamente. "Essa festa tem um caráter de tornar pública a nossa fé. É um momento para estarmos com Jesus Eucarístico presente do sacramento da Eucaristia."


A procissão seguiu da Praça Saraiva ao adro da Igreja de São Benedito. Lá, uma nova celebração foi realizada por dom Jacinto, emocionando ainda mais os fiéis.







Nenhum comentário:

Postar um comentário