Do site da Arquidiocese de Teresina
A Arquidiocese Metropolitana de Teresina, através da Coordenação Arquidiocesana da Catequese, concluiu na noite de ontem (9) a primeira turma formada no Curso de Libras, formando catequistas para o trabalho junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos com necessidades especiais, surdos e mudos. A aula final aconteceu no Centro Pastoral Paulo VI, reunindo, ainda, os alunos da segunda turma, que concluíram o primeiro bloco do curso.
“A Igreja é mãe e, como tal, precisa ser inclusiva em todos os aspectos. Por isso, a importância de se oferecer uma formação em Libras para os nossos catequistas, a fim de que mais pessoas recebam a graça da catequese, em especial, surdos e mudos, muitas vezes colocados à margem”, disse Edmilson Alves, coordenador arquidiocesano da Catequese.
Cerca de 20 alunos participaram da solenidade dessa terça-feira (9). Conduzidos pela instrutora do curso, a intérprete Welliana Stefanini, eles apresentaram canções de Natal traduzidas em libras, além de interagirem entre eles, num clima de confraternização de final de período.
“Agora, alguns deles já estão credenciados ao trabalho com surdos e mudos em suas paróquias. Devidamente habilitados, eles passaram por dois blocos de ensino e prática, tendo oito meses de duração, cada. Estudaram as libras e sua aplicação aos sinais religiosos e poderão expandir seu conhecimento no cotidiano da catequese”, enfatizou Welliana.
Catequistas de quatro foranias participam do curso: Sul, Norte, Leste e Sudeste. O trabalho da Coordenação da Catequese acontece em parceria com a Pastoral do Surdo. Uma nova turma será aberta. Mais informações com a própria Coordenação, cuja sede está localizada na Cúria Metropolitana (Centro Pastoral Paulo VI) ou pelo telefone: 2106-2150
Nenhum comentário:
Postar um comentário