Discípulos
Missionários a partir do Evangelho de Mateus
Discípulos Missionários a partir do
Evangelho de Mateus é o tema proposto para o Mês da Bíblia de 2014,
partindo das prioridades do Projeto de Evangelização “O Brasil na missão
continental” e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro
com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão.
O lema é “Ide, fazei discípulos e ensinai” (cf. Mt 28,19-20). Ele foi indicado pela Comissão Bíblico Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com as Instituições Bíblicas, entre elas o Serviço de Animação Bíblica.
QUEM É O AUTOR DO EVANGELHO SEGUNDO
MATEUS?
O Evangelho
foi atribuído a Mateus, pela primeira vez, por um escritor cristão de nome
Pápias, no II século D.C. Pela tradição, Mateus era um publicano, foi um dos
Doze Apóstolos (9,9; 10,3) e é identificado com o nome de Levi (Mc 2,14; Lc
5,27). Outros o consideram um escriba e o identificam com a frase presente em
Mt 13,52. Porém, hoje sabemos que o Evangelho é fruto de um longo processo de
redação e que foi atribuído a Mateus, por ser, certamente, uma pessoa
importante para a comunidade.
Apesar disso, podemos recolher algumas
características do autor, nas entrelinhas do evangelho. Provavelmente,
tenha sido um judeo-cristão, pois conhecia os costumes, rituais e os métodos
judaicos de interpretação dos textos; tem uma grande familiaridade com o Antigo
Testamento (1,23; 2,6.15.18; 13,14-15) e utiliza expressões próprias da cultura
judaica (18,20). Apesar de seguir várias passagens do Evangelho segundo Marcos,
o autor tem um estilo mais sóbrio eliminando detalhes secundários, frases
difíceis, expressões repetidas e evita as referências às emoções ou que possam
transparecer os limites de Jesus ou dos seus discípulos. Ele também ressalta o
aspecto catequético dos milagres.
O evangelho dirige-se, possivelmente, a uma
comunidade proveniente do judaísmo, visto que os costumes judaicos não são
explicados (15,2; 23,5), nem traduz as expressões aramaicas (5,22) e os temas
escolhidos estão em sintonia com este contexto judaico, como: o Reino dos Céus,
justiça, perfeição, entre outros.
O Evangelho segundo Mateus, provavelmente
foi escrito entre os anos 80 a 90 D.C. Muitos estudiosos afirmam que o autor
conhecia o Evangelho segundo Marcos e se serviu do mesmo para elaborar o seu
texto. Quanto ao local no qual o evangelho foi escrito, existia uma primeira
proposta de situá-lo na Palestina, baseada na hipótese de um original em
hebraico ou aramaico do Evangelho, porém é uma hipótese que vem sendo
fortemente questionada. A segunda hipótese, praticamente aceita, é de situá-lo
na Síria, em Antioquia.
O evangelho tem primeiramente a finalidade de demonstrar que Jesus é o Messias prometido pelos profetas e pelas promessas presentes no Antigo Testamento. Uma segundo objetivo é de fortalecer a fé cristã das comunidades, nesse momento marcado por conflitos, tensões e de crise para aquelas e aqueles cristãos, que ainda estavam estruturalmente ligados à comunidade judaica.
O evangelho tem primeiramente a finalidade de demonstrar que Jesus é o Messias prometido pelos profetas e pelas promessas presentes no Antigo Testamento. Uma segundo objetivo é de fortalecer a fé cristã das comunidades, nesse momento marcado por conflitos, tensões e de crise para aquelas e aqueles cristãos, que ainda estavam estruturalmente ligados à comunidade judaica.
ESTRUTURA DO EVANGELHO
A primeira parte inicia com a
genealogia de Jesus, o relato da sua infância, a pregação de João Batista, o
Batismo e as Tentações (1,1-4,11). Na segunda parte, Jesus anuncia a
finalidade da sua missão (4,12-16), o chamado e a missão dos quatro primeiros
discípulos (4,18-25) e o “discurso da Montanha” (5-7).
A terceira parte, capítulos 8-10,
relata várias curas intercaladas com outras narrativas e discursos como: as
exigências da vocação apostólica (8,18-22), a vocação de Mateus, a discussão
sobre os motivos que levam Jesus a participar das refeições com os pecadores e
a polêmica sobre o jejum (9,9-17) e a compaixão por ver uma multidão“ cansada e
abatida como ovelhas sem pastor” (9,35-38). Conclui-se com o chamado “discurso
missionário” (10).
Entre as controvérsias sobre quem é Jesus,
o autor revela a relação entre Jesus e o Pai (11,25-30), a opção pelos pequenos
e sobre a verdadeira família de Jesus (12,46-50). Esta quarta parte é
concluída com um discurso em forma de parábolas, tendo como tema o Reino dos
Céus (13).
A quinta parte (14-20) traz novamente relatos de milagres, as
multiplicações dos pães e as controvérsias com os fariseus, saduceus e
cobradores de impostos. Esta parte é marcada por uma relação mais estreita com
os discípulos e é quando Jesus trata sobre o grande desafio que é viver em
comunidade (18) e os perigos que impedem um verdadeiro seguimento de Jesus.
Apresenta, ainda, os três anúncios da Paixão (16,21; 17,22-23; 20,17-19) e a
profissão de fé de Pedro (16,13-20).
Com a entrada de Jesus em Jerusalém inicia-se a sexta parte, marcada por
conflitos entre Jesus, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os movimentos
religiosos da época. Há ainda dois discursos: um sobre o comportamento dos
escribas e fariseus e o não acolhimento dos profetas enviados por Deus
(23,37-38) e o outro sobre o fim dos tempos, chamado discurso escatológico, em
forma de parábolas.
A última ceia, paixão, morte e alguns
relatos sobre a ressurreição, estão presentes na sétima parte, finalizando
com o envio dos discípulos e a certeza da sua presença constante, até os fins
dos tempos (26-28).
Que o Senhor nos ajude a vivermos com intensidade este mês dedicado à sua Palavra.
Josiano Soares Pitombeira - Secretário paroquial
Que o Senhor nos ajude a vivermos com intensidade este mês dedicado à sua Palavra.
Josiano Soares Pitombeira - Secretário paroquial
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