Hino da Padroeira

sábado, 23 de maio de 2015

“Em nossas almas acendei o amor de Jesus”

Imagem da internet
“A nós descei, divina luz! A nós descei, divina luz! Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus! Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus!”
Este refrão de um cântico muito conhecido ajuda-nos a captar um pouco da importância do Espírito Santo em nossa vida e na vida da Igreja.
O Espírito Santo é luz que clareia o caminho de nossa vida. Quando a vida parece estar por demais escura, confusa e não sabemos o que fazer, o Espírito de Deus alumia nosso entendimento e nos liberta do excesso de preocupação e do desespero. Ele nos ajuda a ter a calma necessária, a sabedoria de confiar em Deus e esperar o momento certo para cada coisa. Sua luz nos acode quando precisamos entender o que é certo e o que é errado, distinguir o bem do mal, livrando-nos de cometer injustiças ou de julgar os outros. A luz do Espírito divino traz alegria, consola nosso coração, pois nos faz perceber que Deus não nos abandona.
O Espírito Santo é luz que desce de Deus. É presente que recebemos dele. Essa luz não é conquista nossa, mas é derramada de forma gratuita, expressão da bondade divina. Diante do Espírito Santo, o que fazemos é abrir o coração e dispor-nos a fazer a vontade de Deus. A luz divina desce sobre nós e não a controlamos, pois o Espírito é força livre, que não se deixa prender em nossos esquemas.
O Espírito Santo desce sobre a Igreja e acende em seus membros o amor de Jesus. O fogo que o Espírito de Deus acende em nosso coração não nos deixa parados, mas nos faz agir. O Espírito é força, coragem para amar como Jesus amou. O Espírito nos faz ser construtivos, esclarece-nos que não há ressurreição sem cruz. A coragem de amar, a força para perdoar, a resistência para perseverar quando tudo parece sem sentido, tudo isso é o Espírito de Deus que acende em nós. Quando tudo parece frio, sem sentido, peçamos a luz do Espírito, que nos faz perceber as cores do amor de Jesus.
“Não é possível acreditar em Jesus Cristo sem ter parte no seu Espírito. É o Espírito Santo que revela aos homens quem é Jesus. Porque ‘ninguém e capaz de dizer: Jesus é Senhor, a não ser pela ação do Espírito Santo’ (1Cor 12,3). ‘O Espírito penetra todas as coisas, até o que há de mais profundo em Deus […]. Ninguém conhece o que há em Deus senão o Espírito de Deus’ (1Cor 2,10-11)” (Catecismo da Igreja Católica, n. 152).


Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário