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Tudo recomeça na Galileia. Jesus
iniciou a sua missão ali e agora a Igreja é convidada a retomar o mesmo caminho
dele. Iniciar na Galileia é ir às periferias econômicas e sociais, como nos
ensina o papa Francisco. Com isso, Jesus reafirma o compromisso com os pobres e
os sem importância para a sociedade.
O Evangelho de Mateus conclui com a despedida do Ressuscitado a seus
discípulos. Antes de se despedir, porém, Jesus indica-lhes a missão e lhes
deixa uma promessa.
A missão é fazer os povos discípulos de Jesus. Fazer discípulos não é
fazer proselitismo, e sim fazer que as pessoas conheçam o projeto de Jesus e
vivam segundo esse projeto. O batismo é o compromisso que deriva dessa adesão a
Jesus.
A promessa de Jesus é esta: “estarei convosco todos os dias, até o fim
do mundo”. Essas são as últimas palavras do Evangelho de Mateus. Portanto, não
estamos sós e abandonados à própria sorte. Nossa grande alegria e esperança é
que o Ressuscitado está conosco sempre e em todos os recantos.
O mistério da Trindade santa – um só Deus em três pessoas: Pai, Filho e
Espírito Santo – é o fundamento da esperança, a força da caminhada e o conteúdo
fundamental da fé. A solenidade da Santíssima Trindade é como que uma
retrospectiva do ano litúrgico: o Pai que envia o Filho e o Filho que promete o
Espírito, o qual anima a comunidade.
Reconhecer o Deus Trindade e comprometer-nos com ele é abandonar os
falsos deuses ou os ídolos modernos que nos cercam a todo o momento: o
consumismo desenfreado, o ter sempre mais, em prejuízo dos outros; o
individualismo, que nos fecha os olhos aos irmãos necessitados; o comodismo,
que nos imobiliza diante da necessidade de nos envolver com a transformação das
estruturas injustas; o culto ao corpo, à beleza física, como sublimação de
complexos e do mito da eterna juventude. Tudo isso caminha na contramão do que
indica a Santíssima Trindade, que é relacionamento e compromisso. Nosso Deus é
um Deus que ama, se relaciona e se compromete. É um Deus comunhão de vida.
Pe. Nilo Luza, ssp
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