Hino da Padroeira

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dom Sérgio da Rocha é eleito novo presidente da CNBB. Dom Jacinto assumirá Regional

Do Portal da CNBB com o site da Arquidiocese de Teresina, ampliada em 24/04/2015 às 12h09


O arcebispo metropolitano de Brasília/DF, dom Sérgio da Rocha, foi eleito na manhã de segunda-feira, 20, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.


Dom Sérgio da Rocha
Nascido em Dobrada/SP, em 1959, o novo presidente foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão/SP em 1984. Em 2001 o papa João Paulo II o nomeou como bispo auxiliar de Fortaleza/CE sendo ordenado epíscopo em agosto do mesmo ano, na Catedral Diocesana de São Carlos/SP, pelos bispos ordenantes dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, dom Joviano de Lima Júnior e dom Bruno Gamberini.


Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese metropolitana de Teresina. Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo metropolitano de Brasília.


Dom Sérgio estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas (SP). O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Dom Sérgio tem como lema episcopal “Omnia in Caritate” – “Tudo na caridade”


Nova Presidência da CNBB

Dom Sérgio, dom Murilo e dom Leonardo  /
Divulgação CNBB
Durante a 53ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil foram eleitos também os outros membros da Presidência da entidade, a saber o vice-presidente e o secretário geral. O arcebispo metropolitano de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, foi eleito vice-presidente. O episcopado brasileiro reelegeu o bispo auxiliar de Brasília/DF, dom Leonardo Steiner, como secretário geral.


A nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou posse na manhã desta sexta-feira, dia 24, durante a sessão de encerramento da 53ª Assembleia Geral (AG) da entidade, iniciada no dia 15. Também tomaram posse os doze presidentes da Comissões Episcopais Pastorais.


Eleição também para o Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí)

Dom Jacinto e dom Sério /
Divulgação Arquidiocese de Teresina
No dia 23 de abril, ainda durante a AG, os bispos das dioceses do Piauí: Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina elegeram a Presidência da CNBB Regional NE 4 para os próximos quatro anos. 


Por unanimidade, dom Jacinto Brito, arcebispo metropolitano de ‎Teresina‬ será o presidente. Para vice-presidente foi eleito o bispo diocesano de Oeiras, dom Juarez Silva. O bispo diocesano de Bom Jesus Gurguéia, dom Marcos Tavoni, será o secretário-geral.


“Os bispos do Piauí, por unanimidade colocaram meu nome, e é muito difícil dizer não diante de um chamado de Deus para a Igreja de Cristo. Com o regional assumo a organização da CNBB, na organização de reuniões para decisões em nível de Estado. Mas o bom é que a gente não faz isso sozinho, tenho o apoio dos irmãos bispos de todas as dioceses e isso será importante”, relata dom Jacinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário