Da Pascom Paroquial
A Arquidiocese de Teresina vivendo o ano da Fé se prepara para celebrar a Festa de Pentecostes. Neste sábado dia 18/05 a partir das 17h em Frente a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, acontecerá a Vigília de Pentecostes, um momento forte de espera do cumprimento da promessa de Jesus antes da sua ascensão: “Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês” (At 1,8).
A Vigília de Pentecostes será marcada por momentos de oração ao Espírito Santo, apresentações de bandas católicas, danças, teatro, adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Santa Missa às 22h pelo arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito Sb.
Todas as paróquias da Arquidiocese estão se mobilizando para participar deste especial da vida da Igreja.
O que é a Festa de Pentecostes?
Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.
Quem é o Espírito Santo?
O prometido por Jesus: “... ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
O Papa Francisco na sua catequese nos pergunta: “Mas quem é o Espírito Santo? No Credo professamos com fé: "Creio no Espírito Santo, que é Senhor e dá a vida". A primeira verdade a qual aderimos no Credo é que o Espírito Santo é Kyrios, Senhor. Isto significa que Ele é verdadeiramente Deus, como o é o Pai e o Filho, objeto, de nossa parte, do mesmo ato de adoração e de glorificação que dirigimos ao Pai e ao Filho. O Espírito Santo, de fato, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade; é o grande dom do Cristo Ressuscitado que abre a nossa mente e o nosso coração à fé em Jesus como o Filho enviado do Pai e que nos guia à amizade, à comunhão com Deus.”
O Papa afirma ainda que “O Espírito Santo nos ensina a olhar com os olhos de Cristo, a viver a vida como a viveu Cristo, a compreender a vida como a compreendeu Cristo. Eis porque a água viva que é o Espírito Santo sacia a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar a Deus como filhos de Deus, como Jesus.”
Por este motivo a Igreja não cessa de clamar “Vem Espírito Santo.”
Programação
Sábado
17h – Oração de Abertura/Acolhimento
Responsável: Equipe de animação
17h30 – Terço do Espírito Santo
Responsável: Infância Missionária
18h – Banda Shalom
Responsável: Comunidade Católica Shalom
Responsável: Comunidade Católica Shalom
18h30 – Reflexão: Ano da Fé
Responsável: Setor Família arquidiocesano
19h – Testemunho: Jovem
Responsável: Renovação Carismática Católica (RCC)
19h10h – Banda Focolares
Responsável: Movimento Focolares
19h40 – Reflexão: O Espírito Santo na vida da Igreja
Pe. Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese
20h10 – Testemunho: Família
20h20 – Apresentação Artística de Dança
Responsável: Pastoral da Juventude
20h30 – Banda da RCC
Responsável: Renovação Carismática Católica (RCC)
21h – Testemunho: Idoso
21h10 – Apresentação Artística Teatro sobre Pentecostes
Responsável: Renovação Carismática Católica (RCC)
Responsável: Renovação Carismática Católica (RCC)
21h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Responsáveis Ir. Rita e Ir. Elane
Responsáveis Ir. Rita e Ir. Elane
22h – Santa Missa presidida por D. Jacinto
*Informações do site da Arquidiocese
Nenhum comentário:
Postar um comentário