Hino da Padroeira

sábado, 11 de maio de 2013

Dom Celso José Pinto da Silva: 35 anos de Ordenação Episcopal

Por Josenildo Melo*


1º de maio de 2013, quarta-feira, temos algumas solenidades pra participar, mas fizemos questão de participar também de uma Missa comemorativa aos 35 anos de ordenação episcopal de dom Celso José Pinto da Silva.


Carioca da gema dom Celso é o típico carioca expansivo, de coração aberto e acolhedor, possuidor também da “malandragem” carioca no bom sentido da palavra. Pense em um ser humano, que não é capaz de abandonar um velho amigo, um simples paroquiano em seus momentos mais difíceis da vida! Celso José além de cordial e piedoso é também sinônimo de que podemos ainda acreditar que existem bons seres humanos neste mundão de Deus. 


Nesta Missa alusiva aos seus 35 anos de bispo estiveram presentes vários padres, de certa forma os que nunca faltam a este tipo de Missa. Dentre eles estiveram por lá: Um Monsenhor, atual vigário geral da Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista/BA, cidade onde Dom Celso permaneceu bispo por mais de 20 anos. Compareceram ainda: Pe. Fábio Fernandes, um baiano, mas que se adaptou muito bem ao Piauí e atualmente é pároco da cidade de Monsenhor Gil; Pe. Newton, outro baiano que fincou raízes em nosso Estado e vem realizando um excelente trabalho na Paróquia da Primavera; Pe. Marcos, um nordestino, radicado na cidade do Rio de Janeiro e que conviveu bastante com Dom Celso quando Celso foi bispo-auxiliar da Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro por três anos; por fim Pe. Gonçalo, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Dirceu I; Pe. Geová Mendes, um jovem padre muito entendedor de redes sociais e antenado com o mundo moderno e contemporâneo. Tinha outros padres também. 


Ao findar a celebração, talvez o mais próximo de todos, falou; Pe. Estevão, um padre da Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista/BA, que ressaltou sobretudo a bondade de coração, o cuidar dos padres, o anseio de Celso José por um clero cada vez mais unido e forte. Disse também que encontrar pessoas acolhedoras, cuidadosas e de puro coração no mundo de hoje quanto o coração de Celso, é coisa rara!


Pra não ficarmos somente nas qualidades humanas, lembremos que dom Celso José Pinto da Silva foi bispo auxiliar de dom Eugênio de Araújo Salles, não deixa também de ter herdado um pouco da ortodoxia católica de Eugênio! Tornando-se um grande administrador ao ponto de que nos 20 anos em que permaneceu à frente de Vitória da Conquista/BA tornou-se um verdadeiro construtor humano e administrativo, sendo lembrado como um dos seus maiores feitos: a construção de um novo seminário, onde frutificou inúmeras vocações.


Atualmente Dom Celso José Pinto da Silva é arcebispo emérito da Arquidiocese Metropolitana de Teresina. Continua acolhedor; em suas poucas horas de tempo vago, dedica-se à leitura de bons livros e à pregação de retiros; ao atendimento dos padres e aos poucos amigos que o procuram e o visitam constantemente.


Enfatizamos o nome dele inúmeras vezes, pra que todos percebam a sua real importância. São 80 anos de vida; 35 anos de bispo sendo três deles como bispo-auxiliar na Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro; 20 anos à frente da Diocese de Vitória da Conquista, hoje Arquidiocese; esteve por sete anos à frente da Arquidiocese Metropolitana de Teresina como arcebispo e agora já está a cinco anos como arcebispo emérito. 


Parabéns DOM CELSO JOSÉ PINTO DA SILVA, “formador” de bispos, três padres ordenados ou que trabalharam com ele já foram eleitos bispos, dentre eles um para o estado do Espírito Santo e dois para o nosso estado do Piauí. (Os atuais bispos de São Raimundo Nonato e Floriano), respectivamente dom João Santos e dom Valdemir Ferreira. 


*Josenildo Nascimento Melo é católico, ex-aluno do Colégio Diocesano de Teresina. Bacharel em Serviço Social pelo ICF – Instituto Camillo Filho. Servidor Público. Estudante de Direito. O texto fora publicado antes no Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário