Hino da Padroeira

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Juventude Franciscana organiza Tríduo de Santa Clara

Confira abaixo o convite da Juventude Franciscana de nossa Paróquia para o Tríduo em honra a Santa Clara!

--
Convite especial da Juventude Franciscana:


É com muita alegria que a Fraternidade Imaculada Conceição - Jufra Morada Nova - convida todas as comunidades de nossa amada Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição a participarem do Tríduo em Honra a nossa Mãe Seráfica Santa Clara, que acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto.



Vamos juntos louvar a Deus pela vida e vocação de Clara, a fiel guardiã da mensagem de Francisco de Assis!


"Ó admirável clareza da bem-aventurada Clara, que quanto mais diligentemente é buscada em pontos particulares mais esplendidamente é encontrada em tudo. Brilhou no século e resplandeceu na religião. Em casa foi luminosa como um raio, no claustro teve o clarão de um relâmpago! Brilhou na vida, irradia depois da morte. Foi clara na terra e reluz no céu! Como é grande a veemência de sua luz e como é veemente a iluminação de sua claridade!" 


(Trecho da Bula de canonização de Santa Clara, publicada pelo Papa Alexandre IV, que canonizou a Santa em Anagni a 15/8/1255).


Deus os guarde, Paz e Bem!
Maylla Salete
Secretária Fraterna Local da Jufra

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Conic e CBJP promovem manhã de oração pela paz na Palestina

A gravidade dos conflitos na região da Faixa de Gaza tem suscitado diferentes manifestações no mundo. Uma das iniciativas é a Manhã de Oração e Reflexão pela Paz Justa na Palestina, que acontecerá no sábado, dia 2 de agosto, de 9h30 às 11h, no Templo Budista, localizado na EQS 315/316 Área Especial 5, Bloco 2, Asa Sul, Brasília (DF).

O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristã (Conic) em parceria com a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo da CNBB, e o Templo Budista de Brasília (Shin Budismo Terra Pura), busca somar forças às vozes que em todo mundo exigem o fim dos conflitos e o restabelecimento do diálogo, caminho para a paz e a defesa da vida na região.

Milhões de pessoas de boa vontade, instituições, igrejas, religiões, intelectuais e governantes unem-se nos apelos de paz. O papa Francisco também tem feito pedidos à Igreja para que continue rezando pela paz na Terra Santa. 

Em recente ligação aos presidentes de Israel e da Palestina, Francisco reafirmou sua “oração incessante” pela paz e compartilhou a necessidade de esforço contínuo para garantir que todas as partes interessadas e os que possuem responsabilidades políticas no compromisso local e internacional, atuem na cessação de todas as hostilidades e ajam em favor de uma “trégua, de paz e de reconciliação dos corações”.




Fonte> http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/noticias

Quebrar imagens é uma atitude evangélica?

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo de Juiz de Fora (MG)

Têm-se repetido, no país, atitudes agressivas contra a Igreja Católica no que diz respeito ao direito de praticar sua fé que inclui a veneração (não adoração) de imagens. Não entrarei aqui na discussão dos argumentos sobre a legitimidade bíblica e histórica a respeito do uso ou não de tais símbolos, mesmo porque, no meu entender, a questão já foi resolvida no II Concílio de Nicéia, no ano de 787, e seria perder o tempo e a paz, ficar discutindo algo já definido por cristãos do oriente e do ocidente.
No caso atual em nosso país, trata-se de um problema sério que fere a legislação a respeito da liberdade religiosa. Não há dúvida que nossos governantes devem estar atentos para que não se desenvolva um clima de odium religionis e isto venha a terminar numa verdadeira guerra entre adeptos de crenças diferentes, o que não interessaria a ninguém.
Quarta feira, dia 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo, aconteceu mais um ato de vandalismo religioso, o terceiro em poucas semanas, desta vez na cidade de Sacramento-MG. Um rapaz de 20 anos que se apresentou como evangélico quebrou as imagens de uma igreja, destruindo inclusive peças de grande valor artístico tombadas por órgãos governamentais de proteção ao patrimônio histórico. Aprisionado, o tal rapaz se disse doente mental, tendo sido até mesmo internado em clínica para tratamento desta natureza. Geralmente, quando acontecem estes desrespeitosos atos de violência e fanatismo, aparece um advogado para defender o réu com tal argumentação e tudo fica por isso mesmo.
Certo é que os casos de agressão religiosa deste tipo, e desrespeito à crença alheia, têm sido praticados por pessoas que se dizem evangélicas. Não temos notícias, s.m.j, de católicos que tenham invadido igrejas não católicas para praticar agressões por motivos religiosos, nem mesmo sendo doentes mentais saídos de alguma clínica. Isto não quer dizer que os católicos sejam melhores que os evangélicos e nem que os evangélicos sejam melhores que os católicos, mesmo porque os evangélicos autênticos nunca fariam tais agressões, pois qualquer vandalismo, desrespeito, atitudes violentas e preconceituosas não são evangélicas e seria um contra-senso. As atitudes iconoclastas praticadas em várias partes do Brasil ultimamente têm sido condenadas por Pastores evangélicos e outros membros de várias correntes não católicas, o que nos dá a certeza de que os vândalos que invadem igrejas ou quebram imagens não são verdadeiros evangélicos, mas muito mais usurpadores deste nome. Estou convicto de que, se houver algum Pastor que incentivasse isto, certamente não encontraria apoio em seus irmãos de crença que sejam sérios. Seriam, inclusive, co-autores do ato criminoso.
Tenho muitos amigos evangélicos, inclusive vários Pastores de mentalidade aberta e de espírito respeitoso que se reúnem comigo para a oração e para iniciativas inter-confessionais em favor da vida, dos bons costumes e dos princípios cristãos. O Movimento Ecumênico é belamente praticado hoje no Brasil e no mundo por Igrejas Evangélicas, Ortodoxas e Católica através do CONIC (Conselho Mundial das Igrejas Cristãs). A ele a CNBB tem dado total apoio. Também o movimento EnCristus, bem como outras iniciativas, têm sido uma bênção de Deus neste caminho de respeitosos diálogo. Motiva-nos a fé em Jesus Cristo e a certeza de que o que nos une é muito mais forte do que o que nos separa.
Além do perdão que nós católicos oferecemos aos nossos agressores, penso que todos os que cremos em o nome de Jesus, devemos colaborar para que atitudes como estas sejam totalmente eliminadas dentre nós. Afinal Jesus nos ensina com sua oração: Pai, que todos sejam um como eu e tu somos um, para que o mundo creia (Jo.17,21); e ainda: Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado.(Jo.15,12).
Além disso, que as autoridades governamentais tomem atitudes que defendam o direito dos brasileiros de praticarem livre e pacificamente a sua fé.




domingo, 20 de julho de 2014

A origem do dia do amigo

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos


Neste domingo, 20 de julho a humanidade celebra o dia internacional do amigo. Foi uma feliz percepção do dentista argentino Enrique Febbraro, que associou esta data a chegada do homem à lua em 1969, para ele este evento significava a gestação de um mundo sem fronteiras, com a fraternidade universal, dos povos, raças, etnias e culturas.

A comemoração foi rapidamente adaptada em Buenos Aires, pelo decreto nº 235/79, passando de imediato a ser festejada em outras regiões do mundo inteiro, valendo para este nobre riopratense a indicação por duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Embora estamos longe desta civilização planetária convergente para a unidade e a paz, devemos reconhecer que a amizade pessoal e entre os povos éo caminho,sem dúvida, para nos tornar uma só família sem guerras e ódios. A amizade de vera sé a experiência humana que mais nos eleva, nos fazendo crescer em compreensão, empatia, reciprocidade, entrega e confiança mútua. Aproxima-nos do amor-ágape, da comunhão e compartilhamento pleno de valores e vidas. Hoje, o mundo se tornou uma aldeia global e as redes sociais estão bombando e conseguindo cada vez mais aderentes. No entanto apesar desta cultura midiática e selfie, que adora postar tudo o que se faz, e tornar a nossa pessoa um ator permanentemente exposto e exibido na rede, a verdade que temos apenas amigos virtuais. A Internet torna-se muitas vezes um diálogo de surdos, ou melhor, um monólogo de indivíduos autocentrados, de egos que precisam ser reconhecidos e visibilizados. Por isso o Papa Francisco insiste tanto na cultura do encontro, que é o espaço para as amizades verdadeiras, aquelas que nos transformam e nos ajudam a viver. A amizade nos educa para ser e conviver, para acolher a pessoa no seu mistério, e para nos regozijar com a presença de um amigo, que sempre será para nós o mais valioso dom a cultivar e guardar com a maior veneração. O cristianismo que revela a presença de um Deus humanizado e encarnado, afirma claramente que não há maior amor que daquele que dá a vida por seus amigos, e Nosso Senhor para confirmar a importância decisiva desta experiência para os seus seguidores disse: "Já não vos chamo de servos, mas de amigos, (Jo. 15,15)".Que possamos ter muitos amigos, valorizá-los e honrá-los, e que sejamos sempre fieis ao nosso melhor amigo, Jesus Cristo, que deu a vida para nos salvar e para nos tornar um povo irmão e amigo.

Deus seja louvado!


Fonte: www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos


sábado, 12 de julho de 2014

Comunicado: falecimento de Frei Vicente Cardone - OFM


FUNDAÇÃO MISSIONÁRIA FRANCISCANA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Rua Coelho Rodrigues, 513, Ibiapaba, Caixa Postal 60
Fone (89) 3522-1380, FAX (89) 3521-1254
ofm_floriano@yahoo.com.br
64.800-000 FLORIANO – PIAUÍ (BRASIL)



Floriano-PI, 12 de julho de 2014

A Fundação Missionária Franciscana Nossa Senhora das Graças, de Floriano PI, comunica a todos os fiéis, confrades, sacerdotes, amigos e conhecidos, meios de comunicação, e em especial ao povo de Floriano, que o tão estimado FREI VICENTE CARDONE (Pio Nazzareno) recebeu a “visita da irmã morte” nesta manhã, 12 de julho de 2014, às 08h30, na UTI do Hospital da UNIMED, em Teresina PI, aos 88 anos de idade.  
No último dia 02 de julho, Festa de Nossa Senhora das Graças, Frei Vicente esteve participando da Santa Missa e mostrou-se firme na voz e alegre por participar deste novenário, trazida por ele mesmo, e seus companheiros, quando em 1968 desembarcou em terras florianenses. Mas, na madrugada do dia 03 de julho, em casa, ele caiu e fraturou a perna esquerda, sendo hospitalizado e no mesmo dia encaminhado a Teresina, para maiores cuidados. Internado no hospital da UNIMED, passou por uma cirurgia no último sábado, dia 05 de julho, e ficou na UTI para melhor recuperação até na terça-feira desta semana. No dia seguinte, porém, por conta de complicações nos rins, intestino e pulmões, foi novamente internado na UTI. A equipe médica aguardava alguma reação do organismo, principalmente dos rins, para que nos fosse dada alguma esperança de recuperação. Ontem sexta-feira, às 16h, ele recebeu o Sacramento da Unção dos Enfermos, das mãos de Frei Bernardo Brandão, Ministro provincial dos Frades Menores do MA e PI, e nesta madrugada entrou em coma por conta de falência múltipla dos órgãos, vindo a óbito nesta manhã, às 08h30.
A chegada do corpo de Frei Vicente a Floriano está prevista para às 16h, deste sábado, e será velado na Igreja de Nossa Senhora das Graças, bairro Ibiapaba. O sepultamento deverá acontecer amanhã (domingo, 13 de julho), por volta das 17h, na Igreja de São Pio, bairro Guia.
A Prefeitura Municipal de Floriano, por meio do Exmo. Sr Prefeito Gilberto Júnior, decretou luto oficial por três dias no município, a partir da data de hoje.
Agradecemos a solidariedade e o afeto de todos os que nestes últimos dias estiveram rezando pela sua saúde. Somos gratos a todas as pessoas amigas que ao longo destes 46 anos acompanharam e apoiaram o trabalho desenvolvido por Frei Vicente, seja no campo da evangelização ou da promoção humana. As nossas preces de conforto à família Cardone, de Pietrelcina (Itália), e aos nossos confrades franciscanos de Benevento (Itália), que distantes fisicamente unem-se a nós neste momento de saudade: que se sintam consolados pela certeza da ressurreição dos justos.  Que o nosso irmão Frei Vicente Cardone, pela misericórdia divina, descanse em paz.

Fraternalmente,

Frei Erivelton Pereira de Passos, ofm
Delegado Provincial 


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pastorais da Juventude divulgam cartaz da Semana do Estudante 2014

Com o tema “Participação estudantil na construção do Projeto Popular para o Brasil” e lema “Eu vou à luta é com essa juventude, que não corre da raia a troco de nada”, será realizada, de 5 a 11 de agosto, a Semana do Estudante. O cartaz do evento deste ano, lançado pelas Pastorais da Juventude da CNBB, trata da participação estudantil na vida em sociedade. A semana terá como iluminação bíblica a passagem de Mateus 5, 13-14: “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo”.

O evento tem como objetivo aproximar os jovens estudantes de uma proposta de transformação política para o Brasil, que valorize e consagre a participação popular na tomada de decisões. Motivada pelas palavras do papa Francisco “Ide, sem medo, para servir!”, a Semana do Estudante convida aos jovens ao protagonista social.

Com início em 2002, a Semana do Estudante (SdE) é uma atividade promovida anualmente pelas quatro Pastorais da Juventude, sendo a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Integra outras atividades permanentes a exemplo da Semana da Cidadania (em abril) e do Dia Nacional da Juventude (em outubro).


Fonte: http://www.arquidiocesedeteresina.org.br/noticia


terça-feira, 8 de julho de 2014

Casa da Moeda lança medalhas comemorativas pela canonização de João Paulo II e João XXIII

Em uma missa, realizada no ultimo dia 4, a Casa da Moeda do Brasil lançou medalhas comemorativas pela canonização dos papas João Paulo II e João XXIII. O lançamento ocorreu no altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Três modelos, confeccionados em ouro, prata e bronze, foram apresentados ao público.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis. A data e o local da celebração marcam os 34 anos da visita de São João Paulo II ao Brasil, em julho de 1980, ocasião em que sagrou o altar do Santuário, oferecendo o título de Basílica Menor.
As peças, criadas e modeladas pelos artistas Érica Takeyama e Nelson Carneiro, homenageiam os novos santos da Igreja Católica, canonizados pelo papa Francisco em abril de 2014. As medalhas apresentam as faces dos santos, acompanhadas da legenda: "MMXIV - Canonização de João Paulo II e João XXIII". No reverso, há a reprodução da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Ao todo, serão apresentadas 5 mil medalhas, sendo 4.000 em bronze, 980 em prata e 20 em ouro. A Casa da Moeda irá descaracterizar os cunhos em que foram moldadas as medalhas, garantindo, dessa forma, a produção limitada.
Fonte: CNBB com informações do Santuário Nacional.


sábado, 5 de julho de 2014

Festejo de N. Srª do Carmo - Vila Concórdia


TEMA: NOSSA SENHORA DO CARMO, ENSINA-NOS A EVANGELIZAR COM ALEGRIA.


CONVITE

Queridos (as) devotos (as) de Nossa Senhora do Carmo! É com alegria que convidamos a você e sua família a participarem do festejo da nossa Padroeira, que acontecerá no período de 07 a 16 de julho de 2014. Que Maria seja nossa companheira, na missão da Igreja para transmitirmos o Evangelho com alegria.
Pe. Edison, Irmãos da Nova Jerusalém e Conselho Pastoral Comunitário.

PROGRAMAÇÃO

Dia 07/07 – Segunda feira

5h30 Alvorada
6h Reza do Santo terço
7h Café partilhado (traga algo para partilhar)
18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: Maria, Mãe da fé.

Colaboradores: Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Equipes de Nossa Senhora, Loteamento Bela Vista, MWM Cabelos.

Dia 08/07 – Terça feira

18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: A exemplo de Maria, na eucaristia somos enviados em missão.

Colaboradores: Comunidade Santa Rita, Vila Morada Nova, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Coroinhas, Apostolado da Oração.

Dia 09/07 – Quarta feira

18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: Maria, ensina-nos a anunciar o Reino de Deus.

Colaboradores: Comunidade Nossa Senhora Maria Auxiliadora, Catequese de Crianças e Adultos, Semente de Maria, Conselho Comunitário, Kadê Lanches.

Dia 10/07 – Quinta feira

18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: Maria, ensina-nos a irmos ao encontro dos irmãos.

Colaboradores: Comunidade Imaculada Conceição, Pastoral Litúrgica, Grupos de Evangelhos: São Marcos e São Lucas.

Dia 11/07 – Sexta feira

18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: Maria, ajuda-nos a sermos perseverantes nas tribulações.

Colaboradores: Comunidade Santo Expedito, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Comercial o Baratão, D’rosas Modas, Metalúrgica LD.

Dia 12/07 – Sábado

18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: Maria a humilde Serva do Senhor.

Colaboradores: Comunidade São Francisco das Chagas, ECC, Pastoral Familiar, Grupos de Evangelhos: São Pedro e São Paulo.

Dia 13/07 – Domingo

Tema: Maria, faze-nos compreender a Palavra proclamada.

Colaboradores: EJC, JUFRA, RCC, Crisma de jovens, Picanharia Sabor brasileiro.

Dia 14/07 – Segunda feira

18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: Maria, a missionária do Pai.

Colaboradores: Pastoral do Idoso, Grupos de Evangelhos: São Mateus, São Francisco e São João.

Dia 15/07 – Terça feira

18h30 Reza do Santo Terço
19h Santa Missa

Tema: Maria, Mãe acolhedora.

Colaboradores: Comunidade São Francisco de Assis, Pastoral da Partilha, Pastoral do Batismo, Creche Comunitária.

Dia 16/07 – Quarta feira

18h Procissão (trazer velas)
19h Santa Missa

Tema: Nossa Senhora do Carmo, ensina-nos a evangelizar com alegria.

Colaboradores: Comunidade Nossa Senhora do Carmo e todos os devotos e devotas de Nossa Senhora.


Obs: Dia 15/07 haverá um bingo de um carneiro. A cartela custa apenas R$ 3,00. Colabore!