Hino da Padroeira

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Catequese Arquidiocesana forma primeira turma de LIBRAS

Aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2014, na Capela São Miguel Arcanjo, no centro pastoral Paulo VI, a Celebração em Ação de Graças pelo encerramento do 1º bloco do Curso de Libras – Catequizando para Incluir, realizado pela Comissão Arquidiocesana de Catequese.


O Projeto tem por objetivo preparar interpretes para traduzir a Santa Missa para surdos que não podem ficar excluídos da Evangelização.


A Santa missa foi presidida pelo Pe. Francisco Robert, Coordenador Arquidiocesano de Catequese, e concelebrada pelo Pe. Gonçalo Teixeira, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.


Comunicamos também aos interessados que já se encontram abertas as inscrições para a 2ª turma na recepção do Centro Pastoral Paulo VI. O curso iniciará no dia 1º de abril de 2014. Para maiores informação ligue para 2106-2150.


Fonte: site da Arquidiocese Metropolitana de Teresina

domingo, 2 de fevereiro de 2014

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

             

              JESUS, LUZ DO MUNDO!

Com a Festa da Apresentação do Senhor, celebramos a festa da Luz que é o próprio Jesus
Cristo, a iluminar os que andam nas trevas e nas sombras da morte.

Será que a luz da pequena vela consegue ainda despertar em nós alguma emoção e provocar-nos algum estremecimento? Se provocar, é porque aquela chama, por pequena e frágil que seja, simboliza a chama de nossa fé em Cristo recebida no batismo.  

 “Quando se completaram os dias da purificação da mãe e do filho, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: “Todo o filho primogênito varão deveria ser consagrado ao Senhor” e para oferecerem em sacrifício, um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor” (Lc 2 22-23).

“Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão vai ao templo”. (Lc 2,25-27a)

“Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: “Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque meus olhos viram a vossa salvação, que puseste ao alcance de todos os povos, luz para se revelar às nações e glória de Israel vosso povo”. (Lc 2,27b-32)

Esta festa teve origem no século IV em Jerusalém, e começou a ser celebrada em Roma em meados do século V. É também conhecida como «festa das candeias». Nesta festa, durante a Santa Missa, é costume ser feita a tradicional bênção das velas e, a bênção das mães – de um modo especial aquelas que são mães há pouco tempo e das que estão grávidas – e também a bênção dos bebês.

Então o que estamos fazendo com a luz da fé que um dia nos foi entregue? A luz é para aquecer e iluminar. Com tanto frio e tanta escuridão invadindo a terra, não podemos e não temos o direito de apagá-la nem de escondê-la debaixo de tampas sepulcrais.


Josiano Soares Pitombeira – Sec. Paroquial.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Encontro Arquidiocesano de Formação para Catequistas

Aos Caríssimos:
Párocos, Administradores Paroquiais, Diáconos e Coordenadores Paroquiais de Catequese.


“Ai de mim se não evangelizar” (1 Cor. 9,16)


Com a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, vimos por meio desta, convidar os coordenadores paroquiais de catequese, para nosso Encontro Anual de Formação, que tem como objetivo contribuir na formação e capacitação de nossos valorosos catequistas, homens e mulheres que com seu testemunho de fé e dedicação ajudam na evangelização e edificação da Igreja de Jesus Cristo.


Encontro anual de formação para catequistas
Tema: “ Os desafios para transmissão da fé”
Assessora: Ir. Marias das Graças Sabino – Coordenadora de catequese do Regional NE 4 da CNBB
Data: 21,22 e 23 de Fevereiro de 2014 – 17h
Local: Casa de retiro Santo Afonso - Socopo
Taxa de hospedagem: R$ 110,00 por pessoa


Data limite para devolução das fichas de inscrições com respectiva taxa: 14/02/2014, na sala da catequese ou recepção do Edifício Paulo VI.


Em Cristo Jesus, o catequista por excelência, e pela intercessão de Nossa Senhora das Dores, Nossa excelsa Padroeira.


Pe. Francisco Robert Alves Passos
Coordenador Arquidiocese de Catequese