Hino da Padroeira

sábado, 31 de maio de 2014

Reflexão para Ascensão do Senhor

Rádio Vaticana - Cidade do Vaticano

Celebrar a Ascensão de Jesus é celebrar seu modo novo de estar conosco, do Emanuel, Deus Conosco, manifestar-se em nosso meio. Certamente esse modo novo do Senhor se manifestar entre os homens passa pela Comunidade, por suas atitudes que dão continuidade à missão do Senhor e que asseguram a continuidade da construção do Reino de Justiça e de Paz.

O Livro dos Atos dos Apóstolos, do qual é tirada a primeira leitura da solenidade de hoje, nos mostra Jesus dizendo aos seus discípulos que eles receberão o Espírito Santo e que Este os tornará suas testemunhas no mundo inteiro.

O Espírito que os discípulos receberão é o mesmo que esteve presente em Jesus. Os anjos que aparecem após a “subida” de Jesus ao Céu dizem aos discípulos para não ficarem de braços cruzados, mas agirem, isto é, continuarem a missão do Senhor. Os anjos dizem aos discípulos que Jesus vai voltar. Isso nos recorda a parábola contada pelo Senhor em que o patrão quando volta de viagem quer saber de seus servos o que fizeram, qual o produto do trabalho. Os anjos nos recordam a necessidade de deixar de ficar olhando para o céu e colocar mãos à obra, trabalhar! 

O Evangelho de Mateus nos fala que o poder que Jesus recebeu do Pai e foi planificado após sua ressurreição, é dado à Comunidade para que “Vá e faça discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que lhes ordenei!” Batismo e catequese! Batismo é a consagração, a configuração a Jesus Cristo, o Ungido e a Catequese é a implementação da Justiça. Logo, deveremos levar as pessoas a se configurarem ao Homem Novo, de acordo com o desejo do Pai e, depois, após conscientizá-los, levá-los a praticar a justiça e as bem-aventuranças. E Mateus termina citando a certeza da presença eterna de Jesus ao nosso lado: “ Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo!”

A Ascensão de Jesus é a transformação da presença do Emanuel, do Deus Conosco. Sua presença é manifestada não através de uma figura visível, a de Jesus, mas através da ação libertadora praticada pelos membros da Comunidade.

Quando chegar o final dos tempos, a Parusia, veremos a “revelação” do Senhor. Veremos que atrás de cada atitude cristã estava o Redentor – Cristo, o Autor de todo ato de bondade – o Pai, e nos inspirando, o Espírito de Amor.

Pe. César Augusto dos Santos SJ

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Visitação de Nossa Senhora

No dia 31 de maio celebramos a festa litúrgica de Nossa Senhora em visita a sua prima Isabel. "Naqueles dias, Maria pôs se a caminho para uma região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.

Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, Isabel ficou repleta do Espírito Santo e exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois, quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz és tu que acreditaste, pois o que foi dito da parte do Senhor será cumprido'. 

Maria então disse: A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem. Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de corações orgulhosos.
Depôs poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Cumulou de bens os famintos e despediu ricos de mãos vazias. “Socorreu Israel seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre” (Lc 1,39-56).

Até o momento da anunciação Maria vivia voltada para Deus, no seu silêncio e na sua vida de oração. Mas, logo em seguida, ela descobre que não é apenas destinatária de tão grande graça de Deus, ela é agora portadora dessa graça. Ela vai ao encontro de Isabel, com a alma em festa, levando o menino Jesus em seu seio.
Ela é a nova Arca da Aliança, que semeia um rastro de bênçãos por onde passa. Isabel representa o povo de Israel que espera a intervenção salvadora de Deus, Maria é o seio que gera o Salvador. Ali acontece a grande manifestação da glória de Deus, pois, o tempo da espera termina e começa, com Jesus, o tempo do cumprimento de tudo o que foi prometido por Deus e esperado pela humanidade.


Pe. Vicente André, C.SS. R
Revista de Aparecida – Campanha dos devotos.

Aumentam os discípulos de Cristo, apesar das perseguições

O Anuário Estatístico da Santa Sé revela que no período 2005-2012 houve um crescimento de católicos no mundo de 10,2%


Roma, 29 de Maio de 2014 (Zenit.org) Federico Cenci | O sangue dos mártires, dizia Tertuliano, é a semente de novos cristãos. Intuição muito certeira, a do célebre apologista que viveu entre o II e o III século. A história dos últimos dois mil anos, além do mais, é uma constante repetição das ferozes perseguições contra os discípulos de Cristo, os quais, no entanto, em vez de desaparecerem, aumentam.


O triste fenômeno na contemporaneidade é ainda mais grave. Em muitas partes do mundo existem perseguições sistemáticas, de forte intensidade e repletas de ideologia. De acordo com a Comissão episcopal da União Europeia, os cristãos oprimidos no mundo são cerca de 200 milhões. No Ocidente, onde, aparentemente, os cristãos são livres para professar livremente a própria fé, muitas vezes, há formas diversas de perseguições, nas quais os valores próprios do cristianismo são constantemente julgados em nome de um, não melhor, laicismo.


Historia magistra vitae, afirmavam os contemporâneos de Tertuliano. E então, aos perseguidores de hoje seria suficiente dar uma olhada ao passado para compreender a inutilidade das suas ações. Significativo que, mesmo nesta época marcada por uma escalada de violência anti-cristã, o número de batizados continua a aumentar. De 2005 a 2012, os fiéis católicos aumentaram passando de 1.115 a 1.229 bilhões, um aumento de 10,2 por cento.


O dado foi publicado pelo Anuário Estatístico da Santa Sé nestes dias. A área com o maior número de católicos continua a ser a Europa (23% do total), enquanto o crescimento tem sido menos dinâmico do que em outras áreas do planeta. É precisamente na África – martirizada por atentados que atingem com muita crueldade as comunidades na Nigéria , República Centro Africano, no Quênia, Somália – onde se confirma o maior crescimento: aqui os fieis passaram de 13,8% em 2005 ao 16,2% em 2012.


Com 11% de católicos, a outra área que registra uma crescimento constante de batizados é a Ásia, depois do “continente negro” a segunda em perseguições. Apesar da difusão capilar das seitas evangélicas, se consolida depois a posição da América com o 49% dos católicos batizados no mundo. Estável também a incidência na Oceania.


Fala-se muito das vocações em declínio. Não se especifica, porém, que esta tendência negativa refere-se somente ao mundo ocidental. De 2005 a 2012, na verdade, o número total de sacerdotes aumentou em dois pontos percentuais. Passou-se dos 406.411 sacerdotes divididos em 269.762 diocesanos e 136.649 religiosos, aos 414.313, dos quais 279.561 membros do clero diocesano e 134.752 membros do clero religioso.


O crescimento é maior entre os seminaristas. Se em 2005 havia 114.439, em 2012 haviam 120.051, registrando um aumento de 4,9%. Liderando a classificação, neste caso, é a Ásia, com um crescimento de 18%, seguida da África, com o 17,6%, e da Oceania com 14,2%. Ligeira a diminuição na América (-2,8%), enquanto é consistente o declínio na Europa, onde de 2005 ao 2012 o número de jovens que entram no seminário sofreu um declínio de 13,2%. Uma análise detalhada dos dados relativos às vocações sacerdotais no mundo foi realizado por Vittorio Formenti e Enrico Nenna, do Departamento central de estatísticas da Santa Sé. 


Imagens de Internet, grifos nossos

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Caminhada fará memória às vítimas do tráfico de pessoas

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em parceria com a CNBB e outras entidades, promove no dia 11 de junho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), a caminhada “Jogue a favor da vida – denuncie o tráfico de pessoas”. O evento, que terá início às 19 horas, tem como objetivo fazer memória das vítimas do tráfico de pessoas e da escravidão moderna.


A caminhada é uma das ações da campanha “Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas”, lançada na sede da CRB, em Brasília, no último dia 14, e no Vaticano, no dia 20. A Rede um Grito pela Vida, da CRB Nacional, e também é responsável pela iniciativa, que busca alertar a sociedade dos riscos de crescimento da exploração sexual, do tráfico de pessoas e da escravidão moderna durante a Copa do Mundo.


Além da CNBB, também fazem parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil na organização da caminhada, a arquidiocese de Brasília (DF), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Centro Cultural Missionário (CCM), a Comunidade de Vida Cristã (CVX), a Cáritas Brasileira, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Ação Episcopal Alemã Adveniat e outras entidades.


São esperados religiosos, religiosas, sacerdotes, fiéis católicos e de outras igrejas cristãs, agentes de pastorais e movimentos, além dos bispos que estarão participando da reunião do Conselho Permanente da CNBB.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 28 de maio de 2014

VI Encontro de Jovens com Cristo - EJC

Josiano Pitombeira
Secretário paroquial.

A nossa Paróquia, realizará neste próximo final de semana, dias 30 e 31 maio e 01 de junho, a VI Edição do EJC – Encontro de Jovens Com Cristo.


Em virtude disso, as atividades da Igreja Matriz, estarão suspensas a parti de sexta feira dia 30, retornando ao normal, com a Santa Missa de Domingo dia 01 de junho – Solenidade da Ascensão do Senhor, às 17h30.


O que é o EJC?

O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um movimento cristão desenvolvido inicialmente pela Igreja Católica Romana no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC). Surgiu em 1970 em São Paulo sob a influência do padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial. Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro "Encontro de Casais com Cristo" pelo Pe. Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país, também criou as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC).


Atualmente o EJC se encontra presente nos programas oficiais das mais diversas denominações cristãs, com destaque aos EJC's da igreja Batista, Adventista, Quadrangular e Presbiteriana, além do programa pioneiro Católico. Encontra algumas variantes no próprio nome, sendo chamado em alguns locais de Renovação de Jovens com Cristo (RJC), ou simplesmente a sigla do encontro sendo escrita como EJOC, contudo em ambos os casos permanecendo a essência do EJC.


O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idades entre 17 e 30 anos (variando nos diversos encontros, circulando entre 14 e 35 anos), assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral. É atualmente um dos principais movimentos jovens nas igreja cristãs no Brasil.


Aqueles que já participaram do EJC são chamados "encontreiros", e os que estão participando pela primeira vez são chamados de "encontristas".

sábado, 17 de maio de 2014

Jogando pela vida - Mensagem da CNBB sobre a Copa do Mundo de Futebol 2014




Direito humano de especial valor, o esporte é necessário a uma vida saudável e não deve ser negligenciado por nenhum povo. De todos os esportes, o brasileiro nutre reconhecida paixão pelo futebol. Explicam-se, assim, a expectativa e a alegria com que a maioria dos brasileiros aguarda a Copa do Mundo que será realizada em nosso país, pela segunda vez.



Fiel à sua missão evangelizadora, a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal, “na alegria que o esporte pode trazer ao espírito humano, bem como os valores mais profundos que é capaz de nutrir”, como nos lembra o Papa Francisco.


Os brasileiros, identificados por sua hospitalidade e alegria, saberão acolher aqueles que, de todas as partes do mundo, virão ao nosso país por ocasião da Copa. Nossos visitantes terão a oportunidade de conhecer a riqueza cultural que marca nossa terra, sua gente, sua arte, sua religiosidade, seu patrimônio histórico e sua extraordinária diversidade ambiental.


A Copa se torna, portanto, ocasião para refletir com a sociedade sobre as relações pacíficas e culturais entre todos os povos, bem como sobre os aspectos sociais e econômicos que envolvem o esporte que é harmonia, desde que o dinheiro e o sucesso não prevaleçam como objeto final, conforme alerta o Papa Francisco.


Lamentamos que, na preparação para a Copa, esse último aspecto tenha prevalecido sobre os demais, motivando manifestações populares que acertadamente reivindicam a soberania do país, o respeito aos direitos dos mais vulneráveis e efetivas políticas públicas que eliminem a miséria, estanquem a violência e garantam vida com dignidade para todos. Solidarizamo-nos com os que, por causa das obras da Copa, foram feridos em sua dignidade e visitados pela dor da perda de entes queridos.


Não é possível aceitar que, por causa da Copa, famílias e comunidades inteiras tenham sido removidas para a construção de estádios e de outras obras estruturantes, numa clara violação do direito à moradia. Tampouco se pode admitir que a Copa aprofunde as desigualdades urbanas e a degradação ambiental e justifique a instauração progressiva de uma institucionalidade de exceção, mediante decretos, medidas provisórias, portarias e resoluções.


O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência.


A sociedade brasileira é convidada a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”. Seu objetivo é contribuir para que a Copa do Mundo em nosso país seja lembrada como tempo de fortalecimento da cidadania. Por meio destas iniciativas, a Igreja se faz presente na vida política e social do país, cumprindo sua missão evangelizadora. Ao mesmo tempo, conclamamos as Dioceses em cujo território estão localizadas as cidades-sede da Copa a oferecerem especial atenção religiosa aos seus diocesanos e aos visitantes.


O jogo vai começar e o Brasil se torna, nesse momento, um imenso campo, sem arquibancadas ou camarotes. Somos convocados para formar um único time, no qual todos seremos titulares para o jogo da vida que não admite espectadores. Avançando na mesma direção, marcaremos o gol da vitória sobre tudo que se opõe ao bem maior que Deus nos deu: a vida. Essa é a “coroa incorruptível” (1Cor 9,25) que buscamos e que queremos receber ao final da Copa. Então, seremos todos vencedores!


Que a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nos agracie com sua bênção e proteção neste tempo de fraternidade e congraçamento entre os povos.


+Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB


+Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB


+Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB




Com Informações do site da CNBB

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Festejos de Nossa Senhora Maria Auxiliadora 2014


COMUNIDADE NOSSA SENHORA MARIA AUXILIADORA 


 PARQUE RODOVIÁRIO
  De 15 a 24 de maio de 2014





TEMA

Nossa Senhora Auxiliadora nos convida: Fazei tudo o
que Ele vos disser!

CONVITE


Caro irmão (ã) devoto (a) de Nossa Senhora Maria Auxiliadora, que o Deus da esperança, vivo e ressuscitado seja nossa luz!


É com grande alegria que convidamos você e sua família para juntos vivermos este momento forte de fé, devoção e evangelização na nossa comunidade. É o festejo de Nossa Senhora Maria Auxiliadora! E o nosso desejo é que, juntamente com você e sua família nos aproximemos ainda mais de Deus, para alegrarmo-nos fraternalmente, alimentando nossa fé com o Pão da Palavra e da Eucaristia. Vamos juntos celebrar. Sua presença muito nos alegrará.


Fraternalmente,

Pe. José Edison e Conselho Pastoral Comunitário.

OBS.: Todos os dias às 18h20 reza do santo terço e às 19h santa missa/celebração.

domingo, 11 de maio de 2014

Festejo de Santa Rita de Cássia 2014

Comunidade Santa Rita de Cássia
De 13 a 22 de maio de 2014

Tema: 
Santa Rita, mulher de fé, modelo para nossa Igreja


CONVITE


“Anunciai as maravilhas do Senhor em todas as nações”. “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira dos que se encontram com Jesus”. (Papa Francisco).


Crer em Jesus e segui-lo significa comprometer-se com suas obras, na fraternidade, na misericórdia e na justiça, pois aprendemos que trabalhar pelo bem dos outros passa a ser a alegria da vida e os pesos desaparecem!


Neste ano da ESPERANÇA, sintamo-nos motivados a juntos seguir confiantes neste Caminho que nos leva a Casa do Pai. 


O novenário de nossa padroeira SANTA RITA DE CÁSSIA, é um momento privilegiado de comunhão que nos faz sentir essa alegria pelo Evangelho e surge em nós a urgente necessidade de evangelizar. Para esse tempo especial de reflexão e espiritualidade convidamos você e sua família para juntos com entusiasmo, assumirmos essa missão em nossa comunidade. Sua presença muito nos alegra e sua participação é muito importante, venha faça parte!


Um abraço fraterno,
Pe. Edison e Conselho Pastoral Comunitário.
Obs.: Todos os dias às 19h reza do santo terço, e às 19h30 santa missa.

sábado, 10 de maio de 2014

Homenagem às mães de nossa Paróquia



AMOR DE MÃE...

         Amor de mãe é puro e nos faz experimentar Deus, quando nos toca com mãos carregadas de ternura e delicadeza.

         Quando nos beija suavemente e silenciosamente, sentimos o gosto do amor em nosso corpo.

         Quando nos envolve com gestos de cuidado e proteção, sentimo-nos seguros e amparados pelos braços do amor.


Pe. José Edison

Parabéns Mamãe!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Programação especial para o Mês Mariano - Maio 2014


Dia 01/05 - Abertura na Igreja Matriz a nível paroquial com a Santa Missa às 19h.

Dia 05/05 - Abertura nas Comunidades.

Dia 10/05 - Formação Mariana no salão paroquial (Morada Nova) às 16h.

Dia 29/05 - Encerramento a nível paroquial na Igreja Matriz com a Santa Missa, às 19h e a coroação da imagem de Nossa Senhora, com a participação de todas as Comunidades, trazendo suas imagens

Dia 31/05 - Encerramento nas Comunidades.

Obs.:

 v No Morada Nova: as celebrações acontecerão todas as Segundas, Quartas e Quintas feiras nas Quadras;

 v Terças e Sextas feiras, Santa Missa na Igreja Matriz às 19h.

 v Todos os Sábados, reza do Ofício de Nossa Senhora na Igreja Matriz às 16h.

 v Nas Comunidades: São Francisco das Chagas, São Francisco de Assis, Santo Expedito e Nossa Senhora do Carmo, as celebrações acontecerão nas Famílias, todas as sextas feiras às 18h sobre a responsabilidade dos Grupos, Pastorais, Movimentos e Serviços.

 v As Comunidades: Santa Rita e Nossa Senhora Maria Auxiliadora, não estão incluídas nas celebrações da semana, por conta da peregrinação e consequentemente dos festejos das referidas comunidades, ficando apenas para participarem da abertura e da conclusão na Igreja Matriz.