Hino da Padroeira

sábado, 28 de setembro de 2013

Abertas as inscrições para Curso à distância sobre a Campanha da Fraternidade 2014

Do site da CNBB Nordeste 4


Tem início no dia 30 de setembro, o Curso à distância sobre os conteúdos do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2014, que terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). O curso é uma novidade e conta com a supervisão da Equipe executiva da CF da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


O secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, explica que o objetivo do curso é “oferecer uma nova modalidade de capacitação sobre os conteúdos da Campanha da Fraternidade e, assim, contribuir com a formação que ocorre nos regionais e em várias dioceses do Brasil”.


O curso será oferecido em quatro módulos, com total de 40 horas e duração de 40 dias. Abordará especificamente o Texto Base da CF 2014, focado no método: ver, julgar e agir. As unidades do curso são: 1-) O tráfico humano no contexto da globalização, com foco na mobilidade e trabalho, e as formas de enfrentamento ao tráfico humano, 2-) A iluminação no Antigo e Novo Testamento, 3-) Propostas para o enfrentamento do tráfico humano e canais de denúncia e 4-) Histórico e sentido da Campanha da Fraternidade no Brasil.


Durante o curso os participantes terão contato com as práticas de tráfico humano em suas várias formas, com condições de denunciar as situações de tráfico e de como agir concretamente nestes casos. “A CNBB tem buscado meios para cumprir a missão de capacitar os agentes que atuam nas pastorais para que estejam cada vez mais preparados”, destaca padre Luiz Dias.


As inscrições para o curso é através do site www.solarconsultoria.com

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”: CNBB divulga cartaz e os subsídios; Regional Nordeste 4 debate o assunto

Ráurison Ribeiro, o filho do Altíssimo*
Da RCC 


Os subsídios da Campanha da Fraternidade 2014 já estão disponíveis nas Edições CNBB. São diversos materiais como o manual, texto base, via sacra, celebrações ecumênicas, folhetos quaresmais, CD e DVD, banner, cartaz, entre outros. Com o objetivo de trabalhar os conteúdos da campanha nas escolas, foram produzidos também subsídios de formação voltados aos jovens do ensino fundamental e médio, além de encontros catequéticos para crianças e adolescentes.


O cartaz da CF 2014 traz o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), disponível para download. Os demais produtos podem ser adquiridos no site: www.edicoescnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2193.3001


Baixe aqui o Cartaz da CF 2014.


Entenda o significado do cartaz:


1 - O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítima que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.


2 - Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.


3 - As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime, e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.


4 - A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014).


Tráfico Humano” é debatido em palestra da CNBB NE 4


Nesta quinta-feira, 26 de setembro, a Dra. Tania Teixeira Laky de Sousa (foto ao lado), ministrou palestra sobre “Tráfico de Pessoas”. A palestrante é pesquisadora e investigadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade da PUC São Paulo.

A Dra. aproveitou a ocasião para lançar o seu livro, “Tráfico Internacional de Mulheres: Nova face de uma velha escravidão”, uma obra resultado de sua pesquisa cientifica para doutorado. e que já serviu de inspiração para obras artísticas de projeção nacional.


O evento aconteceu no Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí - ALEPI, com objetivo de sensibilizar a população sobre o tráfico de pessoas, bem como iniciar o evento de Encontro de Formação da CNBB Regional Nordeste 4 em torno do tema da Campanha da Fraternidade de 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”. a ser realizado no período de 27 a 29 de setembro.


A realização da palestra foi uma parceria da CNBB Regional Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) através da Rede: Um Grito pela Vida. Essa é uma rede intercongregacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.


Encontro de Formação para a CF 2014

O Encontro será realizado no período de 27 a 29 de setembro, na Casa de Retiro Santo Afonso, em Teresina, e terá como assessora a Dra. Tania Laky e pelo Membro da ENAC e Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade da CNBB Regional Sul 1, Antônio Evangelista.


O objetivo da formação é capacitar os coordenadores de pastorais, movimentos e organismos para divulgarem a CF em suas paróquias e dioceses, a fim de desenvolver no encontro o tema em três etapas, sendo elas, Ver, Jugar e Agir.


*Com informações do Portal da CNBB e do site da Arquidiocese de Teresina

domingo, 22 de setembro de 2013

Festejo a São Francisco das Chagas na Comunidade Lourival Parente 2013


Amigos (as) devotos (as) de São Francisco, paz e bem! Estamos na metade do mês de setembro do ano de 2013 que vai nos deixar marcas edificantes: o Ano da Fé, a Jornada Mundial da Juventude a eleição e o início do pontificado do Papa Francisco. 



A cada ano, temos a alegria de festejarmos São Francisco das Chagas, nosso Padroeiro e protetor, isso favorece e revigora a nossa vida espiritual, e os vínculos de amizade fraterna, pela escuta da Palavra de Deus, participação na Eucaristia e nos momentos de confraternização, durante o novenário que impulsiona a estarmos em permanente estado de missão, e a viver com mais vigor e alegria, buscando dar uma nova perspectiva e sentido construtivo, edificante e prazeroso a toda humana criatura.


Assim, somos todos convidados a participar do novenário de São Francisco das Chagas de 25 de setembro a 04 de outubro do corrente ano. Serão dias de forte espiritualidade, orações, terços e santas missas. Será um tempo propicio para o encontro das famílias, unindo-se e formando a família que é a Igreja “casa e escola de comunhão”. Participe! Venha com sua família! Convide seus amigos e vizinhos!


Agradecem a presença e participação de todos, os frades franciscanos e o Conselho Pastoral da Comunidade (CPC).


Confira programação

Dia 25/09 Quarta feira
5h - Alvorada e caminhada pelas ruas da Comunidade
6h - Momento de Oração
6h30 - Café Partilhado; (venha trazendo seu café)
19h - Reza do Terço
19h30 -  Santa Missa
Tema: São Francisco, seduzido no amor de Jesus Cristo nos envia a evangelizar.
Convidados: Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, Grupo de Evangelho São Francisco, Legião de Maria e Mãe Rainha.
Responsáveis: Maria do Rosário, Julieta, Francelina, Evangelista e Ana Amélia. 


Dia 26/09 - Quinta feira 
Tema: São Francisco apaixonado pelo o Cristo pobre e crucificado anuncia o evangelho. 
Convidados: Comunidade São Francisco de Assis, Grupo de Evangelho São Mateus, Pastoral da Pessoa Idosa, Posto de Saúde São Camilo e Aposentados.
Responsáveis: Fabio e Rita, Rita Portela, D. Graça, Ivanilda e Enf. Marilene. 

Dia 27/09 - Sexta feira 
Tema: Com Francisco, o cristão autentico, alicercemos nossa fé no Deus Une e Trino. 
Convidados: Comunidade Santa Rita, Grupo de Evangelho São Marcos, Equipes de Nossa Senhora, Colégio Antilhon e Luiz Fortes.
Responsáveis: Conceição, Dalva, Francisca, Lourdes Mourão, Sebastiana e Benó. 


Dia 28/09 - Sábado 
8h30 - Missa dos Idosos e Enfermos;
Tema: São Francisco, Arauto do Evangelho, abre mentes e corações às riquezas da Palavra de Deus.
Convidados: Pastoral Familiar, ECC, Grupo de Evangelho São Lucas, Conselho de Comunitário.
Responsáveis: Francisco e Maria Nunes, Brito Junior e Helanny, Brígida, Walquíria e Seu Zezito.


Dia 29/09 - Domingo
9h - Missa das Crianças;
Tema: São Francisco, imerso no amor de Deus, viveu despojado, acolheu os pobres e esquecidos da sociedade. 
Convidados: Comunidade Santo Expedito, Coroinhas, Crisma de Jovens, EJC e JUFRA.
Responsáveis: José Martins, Fabrício, Ana Cristina, Chaguinha, Aline, , Maria de Jesus e Mylena Salete.


Dia 30/09 - Segunda feira 
Tema: São Francisco se fez pequeno, engrandecido na bondade, beleza e ternura de Deus.
Convidados: Comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição, Grupo de Evangelho São João, Pastoral Litúrgica e Colégio Lourival Parente.
Responsáveis: Roteclides, D. Deusa, Helena Amaral, Penha e Josiano. 


Dia 01/10 - Terça feira 
Tema: São Francisco evangelizado evangeliza com a vida e a Palavra, abre um caminho a ser seguido.
Convidados: Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Terço dos Homens, Grupo de Evangelho São Pedro e Catequese de Adulto.
Responsáveis: França, Elisangela, Francisco Sales, Isolete e Seu João, e D. Neném.


Dia 02/10 - Quarta feira 
Tema: São Francisco jovem livre, humilde de coração, uma lição de amizade para a juventude.
Convidados: RCC, Ministros Extraordinários da Comunhão, Apostolado da Oração, Grupo Semente de Maria.
Responsáveis: Maria do Carmo, Donato, Francisca da Luz, Pastora, Lúcia, Rosineide, Helena Alencar e Socorro


Dia 03/10 - Quinta feira 
Tema: São Francisco acolhedor e anunciador do Evangelho fazei-nos próximos de Deus.
Transito de São Francisco (JUFRA)
Convidados: Pastoral da Partilha e do Batismo, Catequese de Criança, Residencial Luiza Parente, Creche Francisco Venâncio das Chagas e Educandário Mundo da Criança.
Responsáveis: Conceição, Profª. Carla e Ozerina Bartolomeu, Odisa, Marinalva, Cruzinha, Erislete, Aldevanda e Maurizene.


Dia 04/10 - Sexta feira 
Festa de São Francisco das Chagas
Tema: Ide e anunciai a todos a Paz e o Bem! 
8h - Santa Missa solene e batizado17h - Procissão e Santa Missa festiva (trazer velas) 
Convidados: Todo povo de Deus, devotos (as) de São Francisco das Chagas. 
Responsáveis: Equipe de Liturgia, CPC. 


Importante 

Teremos durante todos os dias: 

 - Às 6h Novena / Missa, (exceto Sábado e Domingo)
 - Às 19h a reza do terço e às 19h30 a Santa Missa. 
 - Batizados. Dias: 29 às 10h e dia 04de outubro às 8h Santa Missa com batizados
 - Confissões: Quartas e Quintas feiras, a partir das 16h  - Santa Missa para Idosos e enfermos no dia 28 de setembro às 8h
 - Santa Missa com as crianças no dia 29 de setembro às 9h
 - Leiloes todos os dias
 - Dia 03 de outubro o bingo de 1 (um) garrote às 22h


Todas as noites após a Santa Missa terão a saudável convivência e confraternização das famílias, com apresentações culturais e artísticas; musicas danças, leilões e a deliciosa gastronomia nordestina e local com comidas típicas, refrigerantes e cajuínas.


Na programação social consta para todas as noites musica ao vivo e apresentações artísticas.



Ráurison Ribeiro, o filho do Altíssimo
Da RCC, com informações da Secretaria Paroquial e do CPC da Comunidade

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Setembro é o mês da Bíblia, sendo que no último domingo comemora-se o Dia Nacional da Bíblia




O mês de setembro chega trazendo a Primavera em nosso hemisfério e, junto com a beleza do tempo, o tema da Sagrada Escritura. O fato de celebrarmos, no dia 30 de setembro, o dia do patrono dos estudos bíblicos, São Jerônimo, fez com que pudéssemos aprofundar esse tema durante este mês. Setembro é o mês da Bíblia, sendo que no último domingo comemora-se o Dia Nacional da Bíblia.


A cada ano, a Igreja do Brasil trabalha um tema. Estamos aprofundando o tema do discipulado e da missionariedade à luz do evangelho lido aos domingos, neste ano, São Lucas. 


Na sua misericórdia e sabedoria, quis Deus nos revelar-se a si mesmo na pessoa de Cristo e pela unção do Espírito Santo, para que tivéssemos acesso a Ele e participássemos de sua glória.


Deus se revela ao homem e o convida a partir para uma terra desconhecida que lhe seria mostrada. E nessa caminhada Deus vai se mostrando, vai se revelando aos que creem e, quando é chegado o tempo, a revelação se completa em Cristo, a Palavra de Deus: "No principio era a Palavra e a Palavra estava em Deus, e a Palavra era Deus... E esta Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo, 1)


Por Cristo, somos glorificados! E todos que recebemos a Palavra, e nela acreditamos nos tornamos filhos de Deus. Este caminho Deus faz conosco. Respeita o nosso crescimento intelectual e volitivo, seja na nossa capacidade pessoal, seja na evolução cultural do grupamento humano, de tal forma que podemos sentir em nós mesmos a caminhada do povo de Deus.


À medida que nos abrimos à fé, partimos com Ele nos momentos de contemplação, de glória e, também, como as Escrituras nos mostram, nas traições, quando renunciamos a seu amor e vamos atrás dos “baals” de todos os tempos. Ouvindo a voz penitencial dos profetas, retornamos da “Babilônia” do pecado, que existe em todos os tempos e, também, no íntimo de nós.


Na bondade de Deus, como um resto, voltamos a “Sião”, sempre aguardando a plena revelação de Deus no seu Filho, que nos salva por sua morte e nos dá o seu Espírito para que anunciemos em nós e em toda terra a sua ressurreição e nossa participação no mistério trinitário de Deus.


A Bíblia Sagrada, com toda a Tradição da Igreja, em seguimento à Palavra de Cristo revela ao nosso coração este plano divino para a humanidade – restaurar tudo em Cristo – e nos envia: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Aquele que crê e for batizado será salvo; o que não crer será condenado. (Mc. 16-15).


A Bíblia é o relato da manifestação do amor de Deus que, gradativamente, nos leva por Cristo, em Cristo e com Cristo à intimidade da vida divina e, como consequência, a uma nova vida, fermento de um mundo novo.


Somos o povo que se encontra com a Palavra Viva, o Verbo Eterno, Jesus Cristo! Ele é a nossa vida e o caminho que nos conduz ao Pai. Eis um tempo favorável para aprofundarmos a importância de ser discípulos missionários à luz do Evangelho de Lucas, procurando em nossos grupos de reflexão deixar a Palavra falar ao nosso coração e nos fazer renovados em Cristo.


A Primavera está associada à Pascoa: a certeza da vida que vence a morte! Que o mês da Bíblia, recém-iniciado, seja uma nova primavera: a certeza da vida que renasce e se abre, vencendo a morte e o pecado.


Fonte: Reflexões de dom Orani João Tempesta,O.Cist., Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, publicado no site da Agência Zenit – leia matéria sem adaptações aqui. Grifos nossos, imagens de Internet

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Regionais da CNBB no Nordeste convocam para continuidade da 5ª Semana Social em 2014




Os cinco regionais da CNBB na região nordeste preparam, para os dias 3 a 6 de abril de 2014, o “Nordestão da 5ª Semana Social Brasileira”. O evento deverá reunir as lideranças das comunidades, pastorais e organismos da CNBB, outras igrejas Cristãs, e movimentos sociais para dar continuidade ao debate sobre o papel do Estado brasileiro.


“Declaramos nossa indignação diante da violação de direitos humanos no estado que temos e nossas esperanças, disponibilidades, resistências e fé na construção de um estado democrático, defensor dos direitos humanos, culturais e ambientais e promotor do Bem Viver”, afirmam os organizadores na carta que convoca para o evento, que deverá ser realizado em Lagoa Seca, na Paraíba.