Oração a São Jerônimo - (30 de setembro)
Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes a vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.
São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e superticiosos.
São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.
São Jerônimo, rogai por nós.
Arquidiocese de Teresina | Forania Sul 2 | Morada Nova, Capital | (86) 98879-8827 | comunicacao.pnsic@gmail.com
Hino da Padroeira
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
PADRE ROBSON EM TERESINA
Missa com Pe. Robson, do Santuário Divino Pai Eterno, de Trindade-GO .
A Arquidiocese de Teresina está trazendo a Teresina, no dia 02 de Outubro, o Pe. Robson de Oliveira, do Santuário Divino Pai Eterno, de Trindade/GO.
Será um momento de unidade e motivação para todos os cristãos católicos de nosso querido Piauí e Estados vizinhos.
A Missa será às 17h00, no Espaço Cidade Folia. O espaço fica localizado na Avenida Kennedy, próximo ao Parque Zoobotânico, zona Leste de Teresina.
Seja Solidário! Colabore trocando alimentos pelo INGRESSO.
Troca nas Paróquias, na Radio Pioneira e no Centro Pastoral Paulo VI.
Será uma alegria acolher a todos os presentes!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
A Semana da Vida (01 a 07 de outubro) e Dia do Nascituro (08 de outubro), instituídos pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É ocasião especial para colocar em evidência o valor e beleza desse DOM PRECIOSO QUE RECEBEMOS DE DEUS. De modo especial, salientamos o valor sagrado da vida humana, em todas as suas dimensões. Diante de tantos ataques que a vida vem sofrendo em nossos dias, é missão do cristão e da Igreja reafirmar sua importância inestimável e inegociável. A vida é o fundamento sobre o qual se apóiam todos os demais valores.
Por ocasião do lançamento, em 2005, a CNBB, através da Comissão Vida e Família, distribuiu folder motivador com os seguintes argumentos: “O Evangelho da vida está no centro da mensagem cristã (Evangelium Vitae, 10). Deus, que é o Senhor da Vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservá-la. (Gaudium et Spes, 51). Por isso, a Igreja declara que o respeito incondicional do direito à vida de toda pessoa - desde a sua concepção até a morte natural - é um dos pilares sobre o qual se assenta toda a sociedade e um Estado verdadeiramente humano.
Defender este direito primário e fundamental à vida humana é um dever de Estado. Atuar em favor da vida é contribuir para a renovação da sociedade através da edificação do bem comum. Não é só a guerra que mata a paz. Todo crime contra a vida é um atentado contra a paz. O aborto é um crime contra a vida e contra a paz, pois a vida individual e a paz geral estão estreitamente ligadas.” Outras informações no site www.cnpf.org.br
Segundo a Pastoral Familiar, o tema foi escolhido com o incentivo da proposta da encíclica Centesimus Annus do papa João Paulo II de 1991. Neste documento, o papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada.
Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.
A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.
Durante a Semana Nacional da vida acontecem nas diversas dioceses e comunidades do Brasil muitas iniciativas em favor da vida, organizadas por paróquias, associações e grupos de trabalho da Igreja Católica, mas também de outras confissões cristãs ou não cristãs, pois, “o Evangelho da vida não é exclusivamente para os crentes: destina-se a todos” (EV 101).
Alguns questionamentos sobre a realização da Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro:
Por que instituir a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro? A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial para salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo é nossa missão reafirmar sua importância inestimável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.
Mas quem é o Nascituro? É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a Mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Tem dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.
Por que motivo a vida é um bem? No homem, criado à imagem e semelhança de Deus, reflete-se, em cada fase da sua existência, “o rosto do seu Filho Unigênito... Este amor ilimitado e quase incompreensível de Deus pelo homem revela até que ponto a pessoa humana seja digna de ser amada por si mesma, independentemente de qualquer outra consideração: inteligência, beleza, saúde, juventude, integridade, etc. Numa palavra, a vida humana é sempre um bem, porque “ela é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória” (cf. Evangelium vitae, 34; Dignitas Personae, 8).
O QUE SUA PAROQUIA/COMUNIDADE FARÁ PARA CELEBRAR A VIDA??
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Convocação para a VII Assembleia Pastoral Paroquial
Caro coordenador (a) vice coordenador (a), representantes de comissões, Pastorais, Movimentos, Associações, Serviços, e grupos da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o Senhor lhes dê a Paz.
Como membros ativos do corpo místico que é a Igreja (1Cor 12,20) unidos na diversidades de dons, carismas, ministérios e serviços, isto é, Comunidade de comunidades em Jesus Cristo ressuscitado (Rm 10,9 -10) que é a fonte a nos impulsionar “lançai as vossas redes para a pesca” (Lc 5,4) pois fora Ele que nos atraiu ao Pai (Jo 6,44), que nos escolheu (15, 15-16), que nos consagrou afirmando: “permaneço com vocês para sempre. Ele vos ensinará todas as coisas recordando-vos tudo que vos tenho dito (Jo 14,15.26; At 13,4) e eu estarei sempre convosco (Mt 28,20).
Olhando o nosso calendário paroquial e inspirando no retrato das comunidades primitivas (At 2,42) CONVOCO a cada um (a) para a VII Assembléia de Pastoral Paroquial, dia 30 de outubro de 2011, onde teremos a oportunidade de convivência, partilha, oração, estudo, e planejamento da ação pastoral evangelizadora. Apreciaremos os objetivos da paróquia e as prioridades 2010/2011; as novas Diretrizes Gerais da CNBB 2011/2015; a renovação do Conselho Pastoral Paroquial e para Assuntos Econômicos da Paróquia entre outros.
Na última assembléia do CPP foi indicada a equipe de coordenação para a assembléia com os seguintes nomes: Osmar, frei Cícero, Airton, Telma, Elias, Marizene e Josiano.
Encontra-se em andamento conforme calendário enviado pela secretaria paroquial a renovação dos respectivos coordenadores e equipes locais e paroquial. Recomendo encarecidamente a cada coordenador (a), ou responsável o empenho, dedicação, organização, animação e realização desta missão que lhe é confiada.
Apoiando na afirmação: “Deus não escolhe os capacitados, mas sim, ele chama e capacita os seus escolhidos”. Pedimos a todos a sentir-se em permanente estado de missão. Em espírito de fé, oração, disponibilidade ao serviço eclesial, peçamos as bênçãos e graças do Deus Uno e Trino pela intercessão da Mãe Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, pelo bom êxito da nossa assembléia.
OBS: Pedimos que esta carta seja lida na comunidade e apreciada nos CPCs, Pastorais, Movimentos, Associação, Serviços, e Grupos.
Teresina, 12 de setembro de 2011.
Frei Cícero Vieira da Silva, OFM
Pároco
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
CALENDÁRIO DE MINI-ASSEMBLÉIAS PARA RENOVAÇÃO DAS
CORDENAÇOES DE EQUIPES PAROQUIAIS E LOCAIS
Ø Ministros Extraordinários da Santa Comunhão Dia 17 de setembro às 15:00h – Morada Nova
Ø Legião de MariaDia 18 setembro às 10:00h – Morada Nova
Ø Pastoral Familiar (os três setores) Dia 18 de setembro às 15:00h – Morada Nova
Ø Pastoral da PartilhaDia 24 de setembro às 15:00h – Morada
Ø Terço dos homensDia 10 de outubro às 19:00 – Morada Nova
Ø Grupos de EvangelhosDia 11 de outubro às 19:30 – Lourival Parente
Ø Apostolado da oraçãoDia 15 de outubro às 15:30 – Morada Nova
CALENDÁRIO DE MINI-ASSEMBLÉIAS PARA RENOVAÇÃO DAS
CORDENAÇOES DAS EQUIPES DOS CPCs DAS COMUNIDADES
Ø Comunidade Nossa Senhora Maria AuxiliadoraDia 25 de setembro às 10:00h – Parque Rodoviário
Ø Comunidade Nossa Senhora do CarmoDia 08 de outubro às 15:30 – Vila Concórdia
Ø Comunidade Santo ExpeditoDia 09 de outubro às 10:00 – Hugo Prado
Ø Comunidade Santa RitaDia 13 de outubro às 19:30 – Santa Rita
Ø Comunidade São Francisco das ChagasDia 16 de outubro às 14:00 – Lourival Parente
CALENDÁRIO DE MINI-ASSEMBLÉIAS PARA RENOVAÇÃO DAS
Assinar:
Postagens (Atom)